MOTIVACIONAL

| terça-feira, 15 de fevereiro de 2011



Motivação O poder da paixão define o sucesso


Ano 7 Nº 17 – 24 de abril de 2009


“Suas paixões fazem o homem viver, sua sabedoria faz apenas o homem durar”

Nicolas Chamfort

Carlos, qual é sua verdadeira paixão?

Comentei recentemente na e-zine que estamos fazendo uma discussão muito interessante na Comunidade VendaMais sobre qual é a pior falha que pode arruinar uma carreia. Entre os comentários, o melhor votado até o presente momento é o seguinte: “O que pode arruinar não só uma carreira, mas também a saúde é, sem dúvida, não atuar naquilo que é a grande paixão da vida! É essa paixão que mobiliza, motiva, concretiza e mantém nossa química cerebral adequada para que o cérebro possa gerar energia, saúde, centramento, foco e levar-nos ao sucesso”. Por ser bem avaliado, acredito que muitos concordem com essa afirmação.

Lendo o livro Os 12 fatores para chegar ao topo da sua carreira, da editora Campus/Elsevier, percebi que os autores também definem a paixão como um fator fundamental para o sucesso, mas eles abordam uma questão bastante pertinente sobre o tema: quando as pessoas não sabem qual é sua paixão. Para solucionar essa questão, os autores recomendam que as pessoas sejam bem específicas na identificação de suas paixões e depois se empenhem na realização de seus desejos. Eles explicam que, para conseguir essas respostas, é preciso responder as seguintes perguntas:

O que é importante para você?

O que faz seu coração bater mais forte?

O que deixa você feliz?

Em que coisas está sempre pensando?

Como passaria seu tempo se não tivesse de ganhar dinheiro?

O que gosta de fazer?

O que sempre quis fazer?

Que “música” tem aí dentro que você quer que saia antes de morrer?

Depois de responder essas questões, os autores recomendam que as pessoas sigam três passos. Mas primiramente veja o video abaixo.



Agora siga os seguintes 3 passos:
Escreva em um pedaço de papel todas as respostas possíveis para cada uma das perguntas anteriores. Pode ser qualquer coisa, mesmo o que parece sem importância.
Destaque cinco ou sete itens que mais lhe interessarem.

Avalie e escolha com o coração uma ou duas que valham seu tempo e trabalho. A opção final deve trazer os melhores resultados.

Para finalizar, eles reforçam que é preciso consultar o coração. “A emoção é importante nesse estágio. Por quê? Porque é essencial, inicialmente, na etapa de definição de metas e motivação, fazer algo que tenha pouca possibilidade de autossabotagem. Você sempre poderá mudar mais tarde e sonhar novos sonhos”. Então, se você ainda não sabe qual é sua verdadeira paixão, aproveite os conselhos! E se quiser saber quais são as outras falhas que podem prejudicá-lo, participe da discussão que está acontecendo na Comunidade VendaMais. Para participar, basta visitar o site www.comunidadevendamais.com.br, entrar no grupo Motivação e clicar na seção Pergunta do mês na discussão: Qual é a pior falha que pode arruinar uma carreira? Nos vemos lá!

Um grande abraço e até a próxima semana!Karen Jardzwski

Redatora-chefe da revista Motivação

karen@motivaonline.com.







10 atitudes para recuperar a motivação em momentos de adversidade


Por André Silva


Faça uma retrospectiva de sua trajetória profissional e visualize como você evoluiu.
Mantenha a serenidade e a mente livre para pensar nas soluções.
Não tome decisões por impulso, pois a chance de errar é muito grande.
Construa três alternativas para superar o problema e, depois, escolha a mais prudente.
Encare as adversidades com naturalidade, já que elas fazem parte da realidade da vida.
Tenha um mentor para pedir sugestões em momentos difíceis, pois ele vai contribuir decisivamente por estar vendo o problema de fora.
Prepare um kit com DVDs, vídeos, CDs e mensagens de motivação para você apreciar e reestruturar seu lado emocional. Preparamos um abaixo para você:



Agora:
Liste todos os seus pontos fortes, pense e internalize essas qualidades, assim você vai sentir uma força interna que o ajudará na resolução do problema.
Coloque uma fotografia de sua família dentro de sua agenda e, sempre que surgirem momentos difíceis, olhe para ela. Aposto que sua energia será renovada.
Quando conseguir resolver um problema, celebre, vibre, sorria e sinta essa fonte de prazer tomar conta de você, pois essa é sua conquista.
Para que seu texto seja publicado na e-zine Liderança, você precisa, primeiramente, postá-lo na Comunidade VendaMais. Os mais bem avaliados garantem seu espaço em nosso boletim semanal. Faça como o palestrante André Silva, visite o site: http://www.comunidadevendamais.com.br e publique seus artigos.


A CHAVE PARA O SUCESSO

Por Roberto Vieira Ribeiro


Confira o trecho da entrevista Motivação: a chave do sucesso? (parte 1), publicada na Comunidade VendaMais por Roberto Vieira Ribeiro, palestrante, consultor de vendas e vendedores, além de coach de executivos e empreendedores.

RH.com.br – Como o senhor define “motivação”?


Roberto Vieira Ribeiro – Em vez de definir, eu prefiro pensar a motivação. Percebo que é muito comum as pessoas confundirem motivação com agitação, falar alto, contar piadas, dançar, cantar e rir. Nada contra esses comportamentos, a não ser o fato de que eles não são sinônimos de motivação. Também há quem invista em ações de incentivo, ofertando prêmios em dinheiro, objetos, viagens, entre outros, com o objetivo de motivar. Essas ações costumam contribuir positivamente para estimular a motivação quando os mimos são desejados pelo público-alvo e as ações são realizadas no momento certo e de maneira correta.

Entretanto, a questão é bem mais complexa que isso, pois a motivação é interna e os agentes principais são as necessidades e os sonhos de cada pessoa, o que lhe confere um caráter bem mais profundo e duradouro. Aquelas características do início podem indicar motivação ou outros estados e também ser apenas máscaras necessárias ou convenientes para a sobrevivência no meio corporativo. A motivação verdadeira se mede a partir dos resultados evolutivos concretos das metas que a pessoa assumiu em decorrência de suas atitudes e comportamentos nas várias etapas e relações que isso envolve, seja no trabalho ou em outras áreas de sua vida.

RH – Qual é a importância da motivação na vida das pessoas?


Roberto Vieira Ribeiro – Há pouco tempo, realizei uma reunião de coaching com um representante comercial de Recife, que atua em Pernambuco. Ele me disse o quanto estava motivado com os resultados obtidos em seu trabalho e as decisões que colocou em prática, para equilibrar sua atividade profissional com a dedicação à família, conquistando assim melhor qualidade de vida. Um empreendedor dinâmico e bem-sucedido, inclusive no lar.

Em 19 de outubro de 1946, meu pai, na época, namorado apaixonado de minha mãe, dedicou a ela a poesia que nomeou Anseio:

Anseio rever-te querida,

Na simplicidade dum jasmim,

Com amor e doçura terna,

Alegre e sorrindo pra mim.

Na cadeia dos teus braços,

Enlaçado fortemente,

Anseio estar num doce abraço,

Mas que dure eternamente.
E na volúpia desse prazer,

De amor e de glória sem par,

Anseio bem de perto sorver a

Meiguice do teu olhar.

Anseio que a seta do amor

Que atirei com toda paixão,

Vá bem direitinho se pôr,

Bem no centro do teu coração.
E, na ânsia deste desejo,

Dest’alma que ama com fervor,

Anseio nos teus lábios num beijo,

Depositar meu sincero amor.

Motivação pura. Resultados concretos: uma vida de bênçãos, sonhos realizados e desafios vencidos, cinco filhos, nove netos, amigos, admiradores, respeito e amor. Há um ponto em comum no sucesso do representante comercial e de meus pais: a motivação. Esses são exemplos de que a motivação é importante em todas as áreas de nossas vidas.

Para que seu texto seja publicado na e-zine Motivação, você precisa, primeiramente, postá-lo na Comunidade VendaMais. Os mais bem avaliados garantem seu espaço em nosso boletim semanal. Faça como Roberto Vieira Ribeiro, visite o site: http://www.comunidadevendamais.com.br e publique seus artigos.

Você é o que realmente pensa

Por Carlos Cesar Moreli

Não tenha vergonha de ser o que é, apenas viva como consegue viver. Se existem pessoas que acham que você não produz o suficiente, pergunte apenas: “Quem paga meus salários?”.

Parece complexo, mas tudo aquilo que pensamos plasmamos para nossa vida e para as pessoas que nos rodeiam, por isso, quando desejamos algo bom à determinada pessoa, conseguimos canalizar uma energia que resulta na manifestação de harmonia entre ambas. Precisamos conhecê-las para transmitir o que tanto desejamos? Não, pois o pensamento age de forma universal, independentemente da cidade, estado ou país, basta pensarmos com coerência e as transformações ocorrerão com o tempo.

Meus amigos, o poder de manifestação por meio dos pensamentos tem muita força, e é por isso que temos de tomar o máximo cuidado com essa ferramenta escondida em nossa mente, pois o que os outros não veem, acabam sentindo, o que pode ser pior ou melhor, dependendo da canalização jorrada. Pensemos em canalizar somente o benefício a nós e aos nossos companheiros, até mesmo se for um inimigo, pois podemos transformá-los mediante aquilo que temos de melhor em nosso ser, e toda essa transformação faz com que nos sintamos cada vez melhores, principalmente podendo ajudar a quem tanto precisa e amamos.

Por isso, essa mensagem serve para acordarmos e verificarmos que os nossos pensamentos contêm energia suficiente para construirmos ou destruirmos alguém. Apenas uma observação: se você duvidar de seus próprios pensamentos para atingir o melhor em sua vida, deixará de construir grandes alicerces de sabedoria.

Carlos Cesar Moreli é palestrante nas áreas de motivação, liderança, dinâmicas de grupos e avaliações de produtividade.

 Visite o site: http://www.comunidadevendamais.com.br e publique seus artigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário